ÍNDICE ANALÍTICO
S.21 SAÚDE FÍSICA
S.21.1 "Curai os enfermos" múnus da Igreja
§1509 "Curai os enfermos!" (Mt 10,8). A Igreja recebeu esta missão do Senhor e esforça-se por cumpri-la tanto pelos cuidados aos doentes como pela oração de intercessão com que os acompanha. Ela crê na presença vivificante de Cristo, médico da alma e do corpo. Esta presença age particularmente por intermédio dos sacramentos e, de modo especial, pela Eucaristia, pão que dá vida eterna a cujo liame com a saúde corporal São Paulo alude.
S.21.2 Cuidado da saúde física
§2211 A comunidade política tem o dever de honrar a família, de assisti-la, de lhe garantir sobretudo:
* O direito de se constituir, de ter filhos e de educá-los de
* acordo com suas próprias convicções morais e religiosas;
* a proteção da estabilidade do vínculo conjugal e da instituição familiar;
* a liberdade de professar a própria fé, de transmiti-la, de educar nela os filhos, com os meios e as Instituições necessárias;
* o direito à propriedade privada, à liberdade de empreendimento, ao trabalho, à moradia, à emigração;
* de acordo com as instituições dos países, o direito à assistência médica, à assistência aos idosos, aos abonos familiares;
* a proteção da segurança e da saúde, sobretudo em relação aos perigos, como drogas, pornografia, alcoolismo etc.;
* a liberdade de formar associações com outras famílias e, assim, serem representadas junto às autoridades civis.
S.21.3 Melhora das condições de saúde e intervenção sobre o embrião
§2275 "Certas tentativas de intervenção sobre o patrimônio cromossômico ou genético não são terapêuticas, mas tendem à produção de seres humanos selecionados segundo o sexo ou outras qualidades preestabelecidas. Essas manipulações são contrárias à dignidade pessoal do ser humano, à sua integridade e à sua identidade" única, não reiterável.
S.21.4 Orar pela saúde física
§1512 Na tradição litúrgica, tanto no Oriente como no Ocidente, constam desde a Antigüidade testemunhos de unções de enfermos praticadas com óleo bento. No curso dos séculos, a Unção dos Enfermos foi cada vez mais conferida exclusivamente aos agonizantes. Por causa disso, recebeu o nome de "Extrema-Unção". Apesar desta evolução, a liturgia jamais deixou de orar ao Senhor para que o enfermo recobre a saúde, se tal convier à sua salvação.
S.21.5 Respeito à saúde física
§2288 O RESPEITO Á SAÚDE A vida e a saúde física são bens preciosos doados por Deus. Devemos cuidar delas com equilíbrio, levando em conta as necessidades alheias e o bem comum.
O cuidado com a saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para obter as condições de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimento, roupa, moradia, cuidado da saúde, ensino básico, emprego, assistência social.
§2289 Se a moral apela para o respeito à vida corporal, não faz desta um valor absoluto, insurgindo-se contra uma concepção neopagã que tende a promover o culto do corpo, a tudo sacrificar-lhe, a idolatrar a perfeição física e o êxito esportivo. Em razão da escolha seletiva que faz entre os fortes e os fracos, tal concepção pode conduzir à perversão das relações humanas.
§2290 A virtude da temperança manda evitar toda espécie de exceção, o abuso da comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos. Aqueles que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado pela velocidade, põem em risco a segurança alheia e a própria, nas estradas, no mar ou no ar, tomam-se gravemente culpáveis.
§2291 O uso da droga causa gravíssimos danos à saúde e à vida humana. Salvo indicações estritamente terapêuticas, constitui falta grave. A produção clandestina e o tráfico de drogas são práticas escandalosas; constituem uma cooperação direta com o mal, pois incitam a práticas gravemente contrárias à lei moral
S.21.6 Restituição da saúde efeito do sacramento da Unção dos enfermos
§1532 A graça especial do sacramento da Unção dos Enfermos tem como efeitos:
* a união do doente com a paixão de Cristo, para seu bem e o bem de toda a Igreja;
* reconforto, a paz e a coragem para suportar cristãmente os sofrimentos da doença ou da velhice;
* perdão dos pecados, se o doente não pode obtê-lo pelo sacramento da Penitência;
* restabelecimento da saúde, se isso convier à salvação espiritual;
* a preparação para a passagem à vida eterna.
Mãe e Virgem de Guadalupe interceda por nós, vigie-nos com os seus olhos maternos
Jesus Misericordioso, em terminando este trabalho, coloco-o em suas mãos para a sua glorificação, e todo o meu ser à sua disposição!